Primeira edição do programa teve mais de 200 projetos inscritos, foram selecionados para a última etapa 20 empresas
Empreender é uma tarefa árdua e difícil, que além da organização necessária e o aporte jurídico e contábil cobrados, também necessita-se de amparo para as ferramentas de atuação e os conhecimentos adequados para a execução do projeto. Seja ele vinculado a qualquer ramo de atuação, para que seja um empreendimento de sucesso, é necessário que o negócio seja inovador.
O Programa Centelha Piauí promovido pela Financiadora de Estudos e projetos (Finep) com operação realizada pela Fundação Certi, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em um esforço conjunto, realiza a última etapa para a contratação de 16 candidatos selecionados.
Ciro de Sá, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, conta que o objetivo do programa é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, a partir da transformação das ideias dos candidatos em empreendimentos que incorporem novas tecnologias, especialmente em temas e setores econômicos prioritários e estratégicos para o Piauí. O programa oferece capacitações, recursos financeiros de até 60 mil reais não reembolsáveis e o suporte necessário para alavancar as ideias inovadoras em negócios de sucesso. As inscrições foram realizadas entre os dias 05/11/2019 e 11/05/2020.
Na primeira fase do programa foram selecionados 200 candidatos com ideias inovadoras. Nessa etapa, os candidatos apresentaram as principais dimensões acerca dos problemas que a ideia buscava sanar, além de explicar essa oportunidade. Também foi necessário apresentar as características básicas da solução proposta, e como essa solução tem um caráter inovador e diferencial frente ao que já existe no mercado.
Na segunda fase apenas 100 dos 200 projetos aprovados puderam prosseguir para a terceira fase. Nesta etapa os candidatos precisaram apresentar as principais informações, de forma detalhada, sobre a formação da equipe, o produto ou serviço oferecido, a tecnologia utilizada e o mercado de atuação, além do capital e gestão do negócio.
Na terceira fase os 20 projetos contemplados pelo programa foram divulgados, e agora seguem o cronograma para abertura, regularização das empresas e contratação. Nesta fase, os proponentes detalharam o cronograma financeiro da proposta e como será realizada a aplicação dos recursos de subvenção a serem recebidos.
“Atualmente estamos na fase de contratação dos projetos aprovados, algumas propostas já estão em andamento e outras irão começar após recebimento dos recursos destinado à execução do projeto”, conta Ciro Sá.
De acordo com Ciro, a próxima etapa deve seguir no decorrer de 12 meses.
Segundo o Diretor, a Finep já lançou a carta-convite para as fundações se candidatarem para execução da segunda edição do Programa Centelha. “A Finep já lançou a carta convite e inclusive a candidatura do Piauí já foi colocada. Estamos aguardando o resultado da proposta da Fapepi”, destaca.
Entre os exemplos de negócio propostos nos projetos aprovados do Programa Centelha Piauí, tem-se a execução de aplicativos para a área da Saúde, Gestão de Negócios e Monitoramento da agricultura temos também projetos que irão trabalhar com produtos regionais como babaçu e o feijão caupi, assim fomentando através da subvenção o mercado em diversos setores produtivos da comunidade piauiense. Os projetos têm ampla variedade e também grande alcance de mercado. Através do sucesso desses novos projetos, amparados pelo programa, dá-se um novo ponto de partida para diversos empreendedores locais. Um programa que surge de uma ideia, inspira inovação, e transforma sonhos.
Entre os projetos aprovados no programa Centelha Piauí está a execução de aplicativos na área da Saúde, Gestão de Negócios e monitoramento da Agricultura. Além desses, também tem-se dentre os candidatos aprovados, empresas que vão desenvolver produtos a partir de matérias-primas regionais como o babaçu e feijão caupi, o que demonstra, dessa forma, a grande variedade de alcance dos mercados e da finalidade do uso da subvenção econômica que servirá para o sucesso desses projetos.
Empresas participantes
O programa conta com 16 empresas na primeira fase de elaboração dos projetos. Dentre elas diversos segmentos são amparados, serviços e produtos, além de diversas áreas de atuação como Moda, Tecnologia da informação, Engenharia, tecnologia hospitalar, dentre outros. Confira abaixo alguns modelos de negócios aprovados pelo programa Centelha-PI.
B5 Engenharia
O negócio se sustentará pela venda direta de produtos e serviços de manutenção. A sua atuação é voltada para hospitais públicos e privados. A empresa visa solucionar problemas relacionados à saúde utilizando o conhecimento e ferramentas de engenharia. A equipe trabalha em conjunto desde a elaboração da ideia até o protótipo testado e tem potencial técnico e gerencial para a empresa.
Produto
O produto desenvolvido (4shAir) é um sistema de compartilhamento de ventiladores mecânicos, que permite a assistência simultânea de até quatro pacientes usando o mesmo equipamento, com monitoramento individual de parâmetros essenciais de pressão e volume, como pressão de pico, pressão expiratória final positiva, pressão de platô e volume corrente, com sistema de alarmes e segurança. Esse produto é tecnicamente viável e o orçamento realizado pela equipe prevê custo inferior a 4 mil reais. O desenvolvimento do produto conta com o suporte técnico eintegração das áreas de engenharia e de saúde.
New Hope Soluções em Pesquisa LTDA
Produção de Inoculação de Células Tronco para terapias regenerativas animais e Hidrogéis para insumos de pesquisas como recursos biotecnológicos. Empresa parceira da INEAGRO/UFPI em processo de incubação até 2022, constituída em Sociedade Ltda com quatro áreas: Mercado, Marketing e Vendas; Produção, Tecnologia e Operacional; Administrativa e RH; Financeira e TI sendo gerenciadas pelos sócios e pesquisadores. A empresa utiliza software para gerenciamento de amostras de células tronco, patenteado. Irá investir em Gestão Administrativa e Financeira, métricas de marketing, metas de venda, planilhas de fluxo de caixa e de capital de giro.
A performance resume-se em monitorar o protótipo, caracterização e qualidade. Métricas de segurança sanitária e rastreabilidade por uso de QR-Code na bula. Os Processos mapeados em etapas de definição e qualificação do produto, concepção e execução de sua produção. É provedora de despesas, mas busca investidores de mercado de capital fomento. Visa alcançar segmento de profissionais dos serviços veterinários pet e de animais de fazenda, veterinários autônomo e gestores em clínica e consultórios.
Produto
Solução injetável em kit contendo seringa de 1mL, frasco ampola de conteúdo sólido, frasco diluente e bula descritiva. Após a diluição, a solução final contém um milhão de células-tronco mesenquimais em terceira passagem. Produto sem excipiente, livre de contaminantes e testado para viabilidade, clonogenicidade, plasticidade, imunoexpressão e estabilidade genética. Inoculado de células-tronco animais vivas sob registro QR-Code na bula com dados on line (imagens, gráficos, descrições, logística, testes de viabilidade in vitro) e de comercialização. A apresentação final é de baixa complexidade e alto valor agregado. Tais características conferem simplicidade, praticidade e agilidade para que profissionais médicos veterinários utilizem o produto em diversas condições clínico-cirúrgicas, além de garantir segurança sanitária ao permitir a rastreabilidade da amostra adquirida e acesso aos testes laboratoriais.
Reexit
Desenvolvimento de sistema web e mobile voltada para geradores, coletores e destinos de resíduos, adequando-se às normas vigentes. A Empresa de desenvolvimento de software é voltada à soluções digitais para os agentes envolvidos no processo de geração, coleta e destinação de resíduos. Configurando-se como solução para os diferentes envolvidos no processo, com resolução de dores específicas que envolvem desde adequação à legislação, logística, relatórios sistêmicos e dados acurados para tomada de decisões.
Produto
O produto consiste em uma plataforma – web e mobile – que conecta usuários envolvidos no processo de solicitação, coleta e destinação correta de resíduos não domiciliares. A plataforma atua na resolução das dores individuais dos usuários através da intermediação daqueles que geram resíduos, os que coletam e os locais de destino, além disso, sanando dificuldades essenciais de logística e automação. O sistema possibilita aos usuários acessar relatórios gerenciais, criação e acompanhamento de rotas logísticas eficientes, destinação correta dos resíduos e, sobretudo, adequação à Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).∎
Commentaires