top of page

ACIDENTES DETRÂNSITO NO PIAUÍ

Óbitos por acidente de trânsito no Piauí são acompanhados pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), a partir do Núcleo de Agravos Emergentes Não Transmissíveis - NUTEMA (AENT)



N o Brasil, acidentes de trânsito são um grave problema e grande motivo de preocupação para condutores de veículos e autoridades fiscalizadoras. Anualmente, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que cerca de 45 mil pessoas morrem por decorrência de acidentes de trânsito. E o custo ecônomico resultante desses acidentes é de aproximadamente R$ 50 bilhões. Em 2017, esses acidentes representaram a principal causa de mortes de crianças entre 5 e 14 anos no país.


O Ministério da Saúde (MS) apresentou números alarmantes sobre esta situação no Piauí. De acordo com dados divulgados pelo MS, a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito é a mais alta do país, registrando em 2021 cerca de 871 mortes. Especializada em realizar pesquisas relacionadas aos eventos violentos (homicídios, suicídios, agressões) e acidentais (não intencionais), com ênfase aos acidentes de transporte, principalmente envolvendo motocicletas o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais e Emergentes e Negligenciados (CIATEN), busca desenvolver atividades de orientação de Políticas Públicas por meio de elaboração de boletins epidemiológicos, além de eleger prioridades em pesquisa por meio dos mapas de evidências, e realiza atividades de ensino e capacitação profissional.





bottom of page